COOPERATIVISMO

Antes de falar sobre o Cooperativismo, é conveniente ressaltar a importância da cooperação como experiência humana. Foi pela cooperação que os seres humanos conseguiram enfrentar animais ferozes, proteger-se das adversidades do clima e resolver problemas como a fome e a doença. Há o registro de experiências fantásticas de cooperação em todas as civilizações.

Enfim, foi pela cooperação que a humanidade sobreviveu nos primórdios e continua sobrevivendo. Mas ela não se limita à humanidade. Todo o universo é um processo permanente de cooperação entre todos os seres vivos. Para entender melhor o significado da cooperação, é interessante conhecer sua etimologia.

Essa palavra vem do latim cum+operari = com+trabalhar, ou seja: trabalhar juntos. Ainda hoje inúmeras pessoas e entidades trabalham juntas, cooperam, mas não integram o Sistema Cooperativo. Portanto, há uma distinção entre cooperação e cooperativismo.

COOPERATIVISMO: Vem da palavra cooperação e é uma doutrina cultural e sócio-econômica que consagra os princípios fundamentais de liberdade humana, apoiada por um sistema de educação e participação permanente.

O Cooperativismo surgiu como forma de organização social para a solução de problemas econômicos. Nasceu no mesmo contexto e na mesma época do Comunismo e do Sindicalismo, que tinham objetivos semelhantes, mas propostas distintas.

O Comunismo propunha a estatização dos meios de produção para aniquilar o Sistema Capitalista.

O Sindicalismo incentivava a organização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses, diante das empresas capitalistas.

O Cooperativismo optou pela organização autogestionada de pessoas para a solução de problemas específicos.

Depois de um século de experiências, constata-se o fracasso do Comunismo, o enfraquecimento do Sindicalismo e o fortalecimento do Cooperativismo, já implantado em todos os países e em todos os setores da economia.

COOPERAR: É agir de forma simultânea e coletiva com outros para o mesmo fim ou trabalhar juntos para o êxito de um mesmo objetivo ou propósito.